A capacidade de atenção é uma das principais funções cognitivas, ou seja, uma das principais funções do sistema neuropsíquico relacionadas à correlação das pessoas com o mundo e consigo mesmo, bem como também as funções ligadas ao aprendizado, pois a palavra "cognitivas" tem sua origem na palavra grega "gnosco" relacionada ao "conhecimento", ou à capacidade de "conhecer", de "aprender", de "saber".
Quando a função de atenção está comprometida, torna-se difícil aprender coisas novas; torna-se difícil perceber o que acontece ao redor e o que acontece consigo mesmo. Sem a capacidade de atenção a pessoa vive mais no passado ou no futuro do que no presente.
Filosoficamente alguém pode argumentar que o que chamamos de "presente" pode ser apenas um pedaço do tempo passado junto com um "suposto" pedaço do futuro que está sempre chegando.
Mas, de forma mais pragmática, o presente é formado por aquilo que está sendo vivenciado "no agora", os eventos que estão acontecendo "no agora" para cada um e de cada um.
É desse presente que estamos falando. A capacidade de atenção devidamente direcionada permite que se possa estar mais concentrado nas vivências do momento.
Diversos fatores podem colaborar para uma atenção adequada, entre fatores físicos e psíquicos.
A Meditação Caminhando no Labirinto pode ajudar a pessoa a "focar" melhor; a ter mais "foco" de atenção naquilo que for objetivado.
Ao entrar no campo do labirinto ocorre um processo de parcial desligamento do cotidiano para concentrar-se no trajeto a ser percorrido. A necessidade de focar no trajeto, para percorrê-lo corretamente, obriga a atenção a estar focada no "iminente inesperado" de cada passo. O dispor do corpo a uma estrutura que torna "impreciso" o momento de chegar ao centro do labirinto, dispõe a atenção a estar dirigida ao processo em andamento, em vez de ater-se a distrações. A música concomitante permite que uma "distração sonora parcial" paradoxalmente colabore para a concentração na atividade em andamento.
Hoje em dia, com as muitas preocupações, com todo o stress cotidiano e as exigências da vida, a capacidade de atenção das pessoas está bastante dispersa. As pessoas queixam-se de ser difícil concentrar-se nos estudos, no trabalho, em leituras, etc.
A Caminhada no Labirinto pode ajudar a melhorar essa capacidade de concentração e atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário