Neste diagrama do engenheiro Alfonso Rubino podemos ver a
representação proporcional das notas musicais do lado direito, na metade
superior de um quadrado que contém diversas medidas simbólicas e harmônicas
entre si.
Há um triângulo equilátero inscrito nesse quadrado, cuja base
é igual à base do quadrado. Uma linha vertical divide esse triângulo em dois
triângulos retângulos iguais, de modo que cada um deles corresponde ao
triângulo sagrado de Platão, por suas proporções.
No triângulo retângulo do lado esquerdo Alfonso Rubino dispôs
algumas diagonais que correspondem a intervalos musicais específicos. Esses
intervalos são medidos em distâncias entre a base e a hipotenusa. A partir de
diagonais proporcionais às notas musicais, observa-se que algumas delas recortam
a pilastra em determinados pontos que ficam exatamente em subdivisões verticais.
Conforme o estudioso francês Louis Charpentier, as diagonais representadas
neste desenho correspondem: a mais baixa a um intervalo de terça, a seguinte
acima a um intervalo de quinta e a terceira a um intervalo de sétima. Ainda
conforme Charpentier, esses intervalos equivalem à harmonia do canto
gregoriano, onde o primeiro modo parte da nota ré, de modo que tem-se então
ré-fa-lá. A diagonal seguinte é o próprio lado do triângulo, o que seria um
intervalo de oitava em relação à base.
Há ainda mais uma diagonal acima que está fora do triângulo,
mas que toca a ponta de um pentágono que pode ser inscrito na circunferência
que contorna a ogiva. O pentágono representa o ser humano, conforme podemos
ver, por exemplo no homem de Vitruvius representado por Leonardo da Vinci. A
partir da lateral do triângulo, essa linha que toca o pentágono corresponde a
um intervalo musical de quarta, ou seja, o número quatro, que representa o número
místico do ser humano, ou ainda a matéria, o mundo, o corpo. Conforme
Charpentier, as medidas dessas diversas linhas podem ser traduzidas em números
simbolicamente sagrados ou místicos, a partir de certas medidas básicas da
construção da catedral.
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