sábado, 14 de novembro de 2020

Pandemia e Meditação Caminhando no Labirinto


 

     Como todos sabem, desde março de 2020 o mundo vive a pandemia de Covid-19. Tanto como epidemia ou depois como pandemia, a maioria das pessoas achava que seria algo que iria passar em alguns meses. Mas, como todos estão vendo, e como previam alguns, esse quadro se prolonga e assim os cuidados continuam. Ainda não sabemos quando isso vai terminar e o quanto vão durar as transformações na sociedade por conta disso.

     Da parte da Meditação Caminhando no Labirinto, sabemos que, por enquanto, não podemos voltar às atividades práticas que sempre envolvem pessoas as mais variadas.

     Mas, enquanto isso, podemos fazer diversas leituras relacionadas com o Labirinto. Algumas pessoas fazem uma forma de Meditação Caminhando com o dedo, ou os dedos em figuras pequenas de labirinto. Outras pessoas fazem labirintos que possam caber em suas casas. Lembramos que existem diversos modelos de labirintos, além do de Chartres, que é mais intrincado. Os labirintos mais encontrados em regiões de litoral são algo similares a conchas e podem ser mais fáceis de fazer. Há ainda também quem percorra esses labirintos de formas próprias, podendo seguir um calendário, ou leituras a cada dia. Todas essas formas são válidas.

    O Labirinto é uma ferramenta de ajuda a fazer uma jornada interior de reflexão ou de descoberta. Depende do momento de cada pessoa. Neste período de isolamento social, pode ser uma ferramenta de ajuda em vários  sentidos.