sexta-feira, 11 de março de 2011

Formas de Meditar - Parte 4

Atenção - Concentração - Meditação... Distração

A "distração" às vezes pode significar o contrário da "concentração", ou seja, implica em "desfocar" em vez de "focar" ou "enfocar". Outras vezes "distração" é uma impressão que temos de uma pessoa que nos pareça "desatenta", que esteja "sem prestar atenção" a nós ou às coisas ao seu redor. Essa pessoa, por vezes, pode estar, na verdade, "concentrada" em seu interior e, por isso, pouco atenta ao seu exterior. Nesse caso, sua atenção está focada em pensamentos, sentimentos, etc. Essa forma de "concentração" na verdade pode ser um tipo de "preocupação". Como se costuma dizer, a palavra "preocupação" lembra uma espécie de "ocupação antes do momento apropriado". Assim que uma pessoa preocupada pode estar "concentrando" suas energias, sua capacidade de atenção, em aspectos que são desgastantes, em vez de serem "energizantes" ou "desestressantes", como ocorre em caso de "concentração" que seja um meio caminho entre "atenção" e "meditação".
No Ocidente valoriza-se mais a extrospecção do que a introspecção. Assim, uma pessoa extrospectiva é mais frequentemente considerada uma pessoa "simpática" do que uma pessoa introspectiva, o que acaba dando certa carga negativa à introspecção. No Ocidente a extrospecção é vista como mais produtiva do que a introspecção.
No labirinto todas essas variantes podem encontrar certo equilíbrio. Uma pessoa pode, por exemplo, dizer que andar no labirinto, para ela, seja uma distração. Isso é perfeitamente aceitável. A atividade do labirinto pode ter também um sentido lúdico. Pode ser o momento dessa pessoa "desestressar" e assim ela chama isso de distração.
Já para outra pessoa por ser a oportunidade de desligar-se de sua "preocupação", ou seja, dessa concentração de energia com efeito desgastante e dispersivo. Esse desligamento não precisa ser necessariamente forçado de maneira racional. Pode ocorrer de modo natural, na medida em que a pessoa se envolva com a caminhada que lhe obriga a focar no caminho. Assim, pode ser uma forma de "descontração", de "relaxamento", ou seja pode ser próxima de um dos efeitos físicos da meditação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário