terça-feira, 8 de março de 2011

formas de meditar

Conforme a Dra. Lauren Artress não há uma única forma correta de utilizar o labirinto. Assim também não há uma única forma apenas de meditar. Assim, "meditação" para variadas tradições orientais pode ter diversos sentidos, bem como também para tradições ocidentais. De modo geral, esse termo se refere a alguma forma de introspecção, ou recolhimento interior, sem necessariamente implicar em algum tipo de exercício específico.
Isso pode ser observado, inclusive em obras artísticas, como na música (interlúdio) "Meditação", que faz parte da ópera Thais (1894) do compositor francês Jules Massenet (1842-1912), ou ainda a música "Meditação" (anos 1950) dos compositores brasileiros Tom Jobim (1927-1994) e Newton Mendonça (1927-1960).
Portanto, como não há um uso único da palavra "meditação", é melhor, quando necessário, ou mesmo por questão de clareza, adjetivar essa palavra, de modo que fique claro a respeito de qual "meditação" que se está falando.
No caso do labirinto, usa-se a expressão "meditação caminhando" (walking meditation), que, embora pareça paradoxal para algumas pessoas, implica em uma noção mais ampla de "recolhimento interior", admitindo a possibilidade de isso ocorrer concomitantemente a uma movimentação do corpo. Como um tipo de conceituação similar a essa, pode-se citar a "resposta de relaxamento" (relaxation response) relatada pelo médico americano Herbert Benson, em situações dos mais variados exercícios físicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário