segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A estrela invisível do Labirinto de Chartres

Conforme Lauren Artress informa em seu livro sobre o Labirinto intitulado "Walking a Sacred Path", há uma estrela invisível de 13 pontas no Labirinto de Chartres, como podemos ver na imagem acima que consta desse mesmo livro. A autora assinala que encontrou esse desenho com a ajuda do estudioso Richard Feather Anderson, na procura de conseguirem reproduzir corretamente o Centro do Labirinto com suas pétalas na proporção correta, de acordo com o Labirinto de Chartres. 
Artress acredita que os labirintos construídos a partir da estrela de 13 pontos, de alguma forma permitem experiências mais integrativas e com mais energia do que os que não seguem esse padrão. 
A autora lembra que o número 13 é um número primo, e pode ter sido usado nas proporções da construção de Chartres. Além disso lembra que o número 13 pode ser um símbolo de Cristo quando junto aos 12 apóstolos. Também corresponde ao número de 13 luas no transcorrer de um ano solar. Também o caminhante do Labirinto volta-se para o centro do Labirinto por 13 vezes. 
Assim, as linhas dessa estrela, ao mesmo tempo em que permitem desenhar as pétalas do centro, atravessam o Labirinto de lunação a lunação, ou seja incluem a distância que diz respeito às saliências das lunações do contorno do Labirinto. Nota-se também a estrela de 13 pontas menor no centro e a outra no Labirinto todo: o Microcosmo no Macrocosmo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário