segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os pés e o Labirinto - Parte 2

A Mitologia Grega, que tem grande correlação com o Labirinto no famoso Labirinto do Minotauro, entre outras correlações, tem também a presença simbólica dos pés em várias situações.
O significado do nome "Édipo" é "pé inchado". Esse significado pode indicar alguma fragilidade em relação às raízes de Édipo, ou ainda em relação à sua sustentação. Em sua jornada mítica, em determinado momento Édipo se defronta com a temida Esfinge, conhecida pela famosa frase "Decifra-me ou te devoro". Assim, os indivíduos que por  ela quisessem passar deveriam solucionar o enigma que ela propusesse. Para Édipo ela propôs o seguinte enigma: "o que tem quatro pernas pela manhã, duas pernas ao meio-dia e três pernas à tarde?" Édipo respondeu: "O homem, pois quando bebê ele engatinha, depois anda com os dois pés e quando velho anda com a ajuda de uma bengala". Dessa forma, Édipo não foi destruído pela Esfinge. Observa-se nessa resposta que um momento de superação para Édipo dizia respeito aos pés. A primeira vista podemos apenas ver a sequência de 4, 2 e 3 pés como uma espécie de ascensão e decadência. Mas, numericamente, também pode se referir ao simbolismo de 4 como "matéria", 2 como "divisão" e 3 como "espírito", em sucessivas fases de amadurecimento do interior do ser humano. Tendo elaborado isto, Édipo teria entendido, de certa forma, o processo de "cura" de suas raízes.  
Outro mito grego relativo aos pés é Aquiles. Desejosa de que seu filho fosse invencível, a mãe de Aquiles mergulhou o corpo do menino no rio Estige; mas, tendo segurado Aquiles pelo calcanhar, este tornou-se a parte vulnerável do corpo, na qual posteriormente ele foi ferido em batalha e morreu.
Essa fragilidade de Aquiles lembra-nos também o simbolismo do "gigante de pés de barro": apesar de sua tremenda força, sua fragilidade em suas raízes é sua ruína.
Tanto o mito de Édipo como o mito de Aquiles apontam para o valor simbólico dos pés no processo de  amadurecimento interior. O processo de uso dos pés na jornada do Labirinto pode remeter à recuperação e cura das raízes interiores do caminhante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário