quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O Labirinto e as noções de espaço


A Meditação Caminhando no Labirinto tem como seu primeiro foco “o espaço” em que o Labirinto está desenhado. Esse espaço compreende não só o trajeto a ser percorrido, mas também todo o espaço coberto pelo desenho intrincado do Labirinto. O espaço do trajeto parece ser um espaço vazio, já que ele é apenas delimitado pelo desenho. No entanto, esse espaço vazio é parcialmente preenchido pelo corpo que se desloca. O espaço desenhado tem símbolos visíveis. O espaço não desenhado tem símbolos invisíveis. Ambos os espaços se correlacionam com o espaço interior da pessoa que caminha. Esse espaço interior, na verdade, são espaços: o espaço corporal, o espaço mental, o espaço espiritual.
O entendimento de si e do mundo pelo ser humano está inundado de geometria. A maneira de descrever como as coisas se dividem, ou como as coisas se unem, quase sempre faz uso de noções geométricas. A geometria é uma leitura do espaço. O Labirinto faz uma leitura geométrica do espaço, usando um tipo de geometria que é chamada de geometria sagrada, pelos símbolos e medidas que utiliza.
A caminhada nos espaços exteriores do Labirinto refaz o entendimento dos espaços interiores, trazendo novos elementos à consciência do caminhante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário