quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Meditar com o Corpo no Labirinto

A Meditação Caminhando no Labirinto tem uma característica bastante própria que é "o movimento", "o deslocamento do corpo", o corpo como "território da meditação", ou seja, constitui uma forma de adentrar à mente através do corpo. 
Esse processo que se dá no corpo, condiciona-se ao trajeto no labirinto, ao desenho do labirinto, aos símbolos presentes no labirinto. Assim, em um primeiro momento o corpo "adentra ao espaço simbólico" que delimita um campo no qual inicia-se a atividade de interiorizar-se, de meditar. Mas essa atividade parte de um "focar no corpo". O foco de atenção no corpo conduz a determinados padrões de movimento. Tais movimentos ocorrem na busca de deslocar-se pé ante pé em um trajeto em grande parte das vezes curvo. Assim, os pés são a ferramenta da Meditação Caminhando. Devemos lembrar que essa atividade pode também ser feita por cadeirantes e também devemos recordar que na Catedral de Chartres, há séculos, o Labirinto era percorrido também de joelhos.
Voltando para os pés, determinados tipos de massagem são feitos nos pés, baseando-se em uma noção de que todas as partes do corpo têm sua representação nos pés. Para raciocinar de maneira simples a esse respeito, basta notarmos que todo o peso do corpo é carregado sobre os pés, que podem, dessa forma, espelhar certas condições que se sobrepõem aos mesmos. 
Na caminhada no Labirinto os pés são mais valorizados, mais focalizados, do que em uma caminhada comum. Forçosamente, mas de modo suavizado pela música, há que se concentrar nos pés. 
Etapas que são cruciais na caminhada são as curvas de 180 graus. Necessariamente os pés devem inverter o sentido que seguiam e, assim, também todo o corpo. A maneira de conduzir os pés e o corpo nessas dobras pode retratar a forma como administramos as mudanças na vida, ou as situações em que precisamos de uma guinada de 180 graus. Nem sempre damos a atenção devida a essas curvas. Por vezes "pulamos" essa parte ou tentamos fazer com que ela não seja uma curva.
Posteriormente continuaremos com esse tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário