quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Catedral de Chartres, os Druidas e o Labirinto

Esta é uma fotografia do Poço Druida que fica situado na Cripta da Catedral de Chartres, e mantém-se conservado até hoje. Diversas são as especulações sobre a presença desse poço na Catedral. Os druidas habitavam o assim chamado país dos Carnutos, que chegaram a ser descritos por Júlio Cesar quando lá esteve em campanha militar. Esse poço, como um antigo lugar sagrado, é portador de uma água também considerada sagrada que corre subterraneamente. A água que corre subterrânea tem um sentido especial em diversas culturas e diz respeito a uma espécie de "vida oculta na terra", ou ainda uma espécie de "energia que corre subterraneamente". Há diversas passagens bíblicas que se passam ao lado de algum poço e sempre acompanham momentos espiritualmente importantes na história bíblica do Antigo e do Novo Testamento. Desse modo, há um paralelo entre o significado do poço e da água subterrânea para os druidas e também para as tradições de crenças bíblicas. Assim ,não é difícil imaginar certa identificação entre os cristãos que decidiram fazer a primeira igreja nesse local e a sacralidade desse poço e desse mesmo local. 
Outra tradição tida como dos druidas diz respeito a "uma virgem que daria luz a uma criança". Essa pode ter sido outra identificação entre essa tradição e a tradição cristã, a qual pode ter mesmo facilitado a chegada e assimilação da nova crença. Também na Cripta de Chartres encontra-se a "Notre Dame sous-Terre", ou seja, "Nossa Senhora Sob a Terra", ou "Nossa Senhora Subterrânea", correspondendo a uma imagem escura de Nossa Senhora acompanhando a cor da terra. É interessante que isso também corresponde à Nossa Senhora Aparecida do Brasil, que também tem a pele escura. Ambas são tradições interessantes de universalização em variadas culturas da representação do "Feminino Sagrado".
Nesse aspecto enquadram-se as catedrais góticas e os Labirintos dessas catedrais e, em especial, da Catedral de Chartres, com seus símbolos correlacionados a Maria.  Têm-se as pétalas da Rosa Central do Labirinto, a Rosa Mística, têm-se a projeção do vitral de Maria em 22 de agosto nesse mesmo lugar central, têm-se os símbolos lunares que fazem parte do Labirinto, como nas lunações que rodeiam o círculo maior.
Na Catedral de Chartres há "duas Nossa Senhoras": a Nossa Senhora do Pilar no espaço habitual da igreja e a Nossa Senhora sob a Terra. 
na Psicologia Junguiana, os diversos aspectos referentes ao que se situa "abaixo da terra" podem se referir a símbolos do inconsciente profundo, onde pode haver escuridão, mas onde também pode estar enterrado um tesouro. A Notre Dame sous-Terre pode guiar o ser humano através do "caminho labiríntico" do inconsciente e da vida, com suas obscuridades e tortuosidades e aí vemos também uma identificação não só com a tradição druida, mas também com a tradição grega de Ariadne que conduziu Teseu ao centro do Labirinto para matar o Minotauro.

Um comentário: