terça-feira, 5 de julho de 2011

O Som do Labirinto de Chartres

As atividades do ser humano costumam ser pontilhadas por algum som. Mesmo o "silêncio percebido" também é um tipo de som, às vezes como uma "quase ausência de som". Devemos lembrar que as pessoas que não têm o sentido da audição têm uma capacidade maior de percepção de vibrações, que também é um tipo de "som", percebido pelo tato e pelo corpo. A linguagem e suas diversas formas, a verbalidade, a fala acompanham o ser humano desde seu início na pré-história, já que "ser humano, cultura e linguagem" surgiram concomitantemente.
Assim, se tudo que é humano tem um som, tem uma vibração como energia mecânica sonora, o Labirinto de Chartres também pode ter sua correlação sonora, sua vibração musical.
A Catedral de Chartres tem como uma das influências em sua construção o conhecimento numérico pitagórico e, assim, também o conhecimento musical pitagórico. Desse modo, há representações de intervalos musicais pitagóricos em sua constituição. 
O Labirinto, tendo suas correlações com a obra da Catedral, também se harmoniza com as medidas que estão a seu redor.
A caminhada no Labirinto pode ser preenchida pelo silêncio da Catedral, que é um silêncio pleno de luz dos vitrais e da disposição das colunas e das ogivas góticas nessa disposição pitagórica.
Além disso, o som do Labirinto também pode ser feito pela música que era própria do período em que foi construído.
O som das Catedrais Góticas era equivalente ao som dos Cantos Gregorianos. 
Como as Catedrais Góticas, os Cantos Gregorianos eram produtos de autores anônimos. Eles têm o nome de Gregorianos porque foram inicialmente catalogados pelo papa Gregório Magno entre os séculos VI e VII. Gregório era beneditino, tendo assim aprendido a cultivar os cantos que depois levaram seu nome.
O Canto Gregoriano tem origem incerta, sendo provável que tenha sido formado por influências hebraicas, gregas e romanas. Sua origem é remota como a origem do Labirinto.
O Canto Gregoriano é "meditativo" como o Labirinto, pois contém a noção de unidade na voz, embora sejam diversas as pessoas. Assim, o Labirinto, com tantas voltas incertas, forma também uma unidade. 
O Labirinto vivenciado como Caminho de Jerusalém por seus criadores era próprio dessa condição de unidade espiritual do Gótico.
A Meditação Caminhando no Labirinto pode resgatar um pouco desse espírito de unidade tão longínquo no tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário