domingo, 10 de julho de 2011

Vitrais de Chartres e o Labirinto

A disposição do Labirinto na Catedral de Chartres tem relação com a fachada Oeste da construção conforme temos citado. Essa fachada oeste foi construida em meados do século XII e é uma parte remanescente da igreja que sofreu um incêndio em 1194. Alguns estudiosos acham que o restante da catedral atual, que foi construída após essa data, poderia ter sido elaborado a partir dessa fachada e do labirinto que fica em ângulo reto com a rosácea acima dos três vitrais que são vistos acima. 
Esses três vitrais dizem respeito, respectivamente, o da direita à "Árvore de Jessé" com a Genealogia de Jesus e com Profetas. O do centro corresponde à "Infância de Jesus", sendo que sua imagem mais alta e central projeta-se no centro do labirinto em 22 de agosto (15 de agosto antes do calendário gregoriano), dia da Assunção como já foi dito. Pode-se acrescentar que essa projeção inicia-se no dia equivalente a 20 (ou 13) que corresponde ao chamado dia da "Dormição", ou morte de Maria.
O vitral da esquerda diz respeito a "Transfiguração, Paixão e Ressurreição de Jesus".
Assim, esses vitrais que ficam em uma localização intermediária entre a Rosácea Oeste e o Labirinto, fazem parte de um conjunto que busca uma mensagem em conjunto, que diz respeito a uma narrativa referente a Jesus e Maria, no contexto cósmico da Catedral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário