quinta-feira, 7 de julho de 2011

Símbolos Numéricos no Labirinto de Chartres

O Labirinto da Catedral de Chartres apresenta representações numéricas simbólicas do entendimento cósmico do tempo e do espaço, de dimensões materiais e espirituais. Esses números acompanham simbologia solar e lunar, que equivalem também a símbolos masculinos e femininos. Respectivamente também apresentam correspondência espiritual com a dimensão feminina Mediadora de Maria e com o aspecto masculino em Cristo Salvador. Tradicionalmente Cristo é simbolizado pelo Sol nascente, que estava presente no momento da Ressurreição. Também o Natal é uma celebração que foi determinada no dia equivalente ao sol invictus, ou seja o sol invencível entre os romanos, por corresponder ao início do aumento da duração do dia em relação à noite, depois de passarem os primeiros dias do inverno, com as noites mais longas. Mais uma associação corresponde ao próprio dia de Domingo (dia do Senhor - Dominus), antes chamado de dia do Sol (ainda mantém essa designação em várias línguas).
O símbolo lunar feminino está presente em várias tradições, podendo estar ligado aos ciclos fisiológicos femininos. Na tradição greco-romana a lua está associada à deusa Artemis-Diana.
O período de 24 horas, na tradição judaica se inicia ao anoitecer, de modo que "o dia foi gestado na noite". Sob certo aspecto o sol foi gestado na noite que é o período da lua. No entanto, na mitologia greco-romana lua e sol são irmãos; mas, nessa mesma tradição, a Noite é uma das mais primevas entidades mitológicas.
No entorno do Labirinto de Chartres há 114 "lunações", ou seja, 114 círculos incompletos que lembram a lua. Essas lunações são equivalentes a 4 meses lunares. O 4 em volta do círculo, que é um símbolo solar, lembra a busca feita pelos antigos de encontrar a "quadratura do círculo", que simbolicamente significava encontrar correlações geometricamente perfeitas, algo similar à busca da pedra filosofal pelos alquimistas. Também o número114 corresponde a 6 vezes 19. 19 anos, em antigas tradições, representava um "ciclo completo" de equivalência entre períodos lunares e solares concomitantemente, ou seja, de 19 em 19 anos solares, os ciclos lunares se repetem. Portanto, esse é um número que significa uma harmonia entre sol e lua. 6 vezes esses ciclos pode simbolizar um Ciclo Cósmico, já que em 6 dias foi feito o mundo, conforme o Gênesis.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário