segunda-feira, 11 de julho de 2011

Vitrais de Chartres e o Labirinto - Parte 2


Na imagem do alto pode-se ver a imagem que fica na parte mais baixa do vitral que fica à direita de quem olha do lado de dentro da Catedral para a Fachada Oeste. Essa imagem corresponde à árvore de Jessé representando Jessé dormindo, enquanto uma árvore sobe de seu corpo, vendo-se primeiramente seu filho Davi. Depois, na imagem maior, estão, sucessivamente, indo para cima, o rei Salomão, seu filho Roboão,  depois o filho deste Abias, depois Maria e Jesus. Jesus está cercado por sete pombos que correspondem aos sete dons do Espírito Santo. Em torno dessa imagem vertical central estão dispostos 14 profetas do Antigo Testamento, dos dois lados.
Esse vitral procura acentuar a descendência hebraica e real de Jesus. Apresentando os Profetas, insere todo o quadro no contexto das profecias do Antigo Testamento. A árvore é um símbolo forte nas religiões em geral. No Paraíso havia a árvore da Ciência do Bem e do Mal e a Árvore da Vida. O fruto da primeira teria levado à queda; da segunda árvore, conforme algumas tradições, teria vindo a madeira da Cruz. Duas árvores diferentes, como as duas torres diferentes de Chartres.
Entre os dois momentos das árvores do Paraíso e da Cruz há a Árvore de Jessé, que corresponde à descendência carnal de Jesus. 
O próprio Jesus usou a árvore em suas pregações em vários sentidos, por exemplo quando se refere à árvore que dá bons frutos.
Esse vitral trabalha com o número 7, um número sagrado em termos de contagem de tempo hebraico, com a duração da semana; multiplicado por 3 dá as 21 imagens. Somam-se a esse número 21 os 7 pombos dos dons do Espírito Santo e chega-se ao número 28 correspondente ao mês lunar hebraico.
No Labirinto há os símbolos lunares e a presença de 28 voltas de 180 graus, coadunando-se com essa simbologia do feminino e do tempo hebraico.
O Labirinto como imagem cósmica de totalidade engloba também a tradição hebraica em seu papel de Caminho para a Espiritualidade.
Os vitrais desse espaço fazem parte desse triângulo cujos lados são: a fachada oeste, o chão até o labirinto, o limite superior da Rosácea Oeste e o limite leste do Labirinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário