quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Labirinto e o Tempo

O tempo vivido pelas pessoas da Idade Média era marcado de forma diferente do "tempo moderno". Pode-se dizer que eram "diferentes vivências de tempo". Até certa altura da História, o tempo era marcado pelas variações da natureza, ou mesmo pelas horas de oração. Conforme o estudioso Jacques Le Goff, em 1284, na cidade de Florença, o sino passa a marcar também a hora de início e fim do trabalho. Ainda segundo ele, setenta anos depois, ou seja, em 1354, esse sino é substituido pelo relógio da torre, com essa função. Le Goff cita autores que consideram essa uma passagem de um "tempo religioso" (podemos dizer também "sagrado") para um tempo profano, ditado pelo trabalho.
Gimpel, estudioso das construções das catedrais medievais, refere como uma conquista dos engenheiros e técnicos da Idade Média a construção do relógio mecânico musical de Beauvais entre 1300 e 1321 (segundo ele o mais antigo do mundo). Gimpel também cita o médico e astrônomo italiano Giovanni di Dondi que construiu um relógio astronômico em Pádua, entre 1348 e 1360.
Temos aí, então, datas entre 1284 e 1360. Essas datas são aproximadas (num intervalo um pouco mais amplo) daquelas já citadas como sendo entre o ano de 1277 e a década de 1310, em período correspondente ao fim do auge do Gótico. Vemos assim essa época de transição entre a perda da vivência de um "tempo sagrado", para o início da vivência de um "tempo profano", mais pragmaticamente ligado ao cotidiano de trabalho exterior, com menos ênfase ao "tempo do interior do ser humano".
Ora, uma das percepções mais comumente citadas com a meditação caminhando no labirinto é a "perda de noção do tempo", "impressão de tempo dilatado", e outras similares.
Talvez o labirinto tenha mantido "guardado dentro dele" aquele "tempo sagrado" dos antigos, que era menos ditado pela correria do dia a dia, e mais orientado pela natureza enquanto espaço da sacralidade. Assim, a atividade no labirinto pode recuperar a noção perdida de um tempo mais profundamente ligado à alma humana e de um tempo cósmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário