sábado, 14 de maio de 2011

Labirinto e stress

Nos tempos atuais, um dos problemas que mais afetam as pessoas é o stress, ou sendo mais específico, o excesso de stress, já que uma certa carga de stress faz parte da vida, em seu desenvolvimento e no relacionamento do cotidiano entre as pessoas e na relação com o mundo. 
As exigências da vida contemporânea levam ao sofrimento decorrente do excesso de stress. A necessidade de luta pela vida, a competitividade na sociedade, as dificuldades emocionais, a falta de tempo para cuidar de si mesmo, a alimentação e descanso inadequados, e diversos outros fatores, fazem aumentar os problemas decorrentes desse excesso de stress. Em um círculo vicioso, todos esses elementos causam distúrbios no corpo e na mente, que, por sua vez, aumentam o stress e seus males.
O Labirinto pode transformar esse círculo vicioso em círculo virtuoso.
O Labirinto corresponde a vários círculos em um único círculo.
O Labirinto usado na "meditação caminhando" tem apenas um único trajeto (o nome desse tipo de labirinto em inglês é labyrinth), diferentemente do labirinto com várias entradas, várias saídas e armadilhas (o nome desse tipo de labirinto em inglês é maze).
A circulação do sangue em nosso corpo tem esse nome, "circulação", porque o sangue movimenta-se de tal modo que ele volta ao seu "ponto de origem"; o coração pode ser tomado como esse ponto inicial de "movimento circular".
De modo semelhante, a caminhada de ida e volta no labirinto também é circular, apesar da complexidade de seu trajeto.
Costuma-se chamar de "círculo vicioso" a sucessão de eventos que tendem a piorar cada vez mais uns aos outros entre si. Já o "círculo virtuoso" corresponde ao efeito benéfico sucessivo entre eventos interligados.
A caminhada no labirinto inverte o círculo vicioso do stress, colocando a energia desperdiçada dessa forma em um novo processo, em um círculo virtuoso, em um processo de atenção voltada para o interior da pessoa, veiculado pela geometria sagrada e pela música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário