terça-feira, 6 de setembro de 2011

Etapas da Meditação Caminhando no Labirinto

As diversas formas de meditação têm em comum a possibilidade de promover um grau variável de relaxamento, variabilidade essa muitas vezes dependente mais de certas condições individuais próprias de cada pessoa, do que necessariamente em relação às características do método de meditação.
Nos dias de hoje, em que neste momento do século XXI se fazem presentes muitas incertezas quanto ao presente e ao futuro, a capacidade de relaxamento das pessoas pode ser mais difícil, na vigência de preocupações, ao mesmo tempo em que se faz mais necessária.
O relaxamento é um primeiro passo para a meditação. Além do relaxamento, outros processos introspectivos também podem ocorrer.  
O relaxamento tem uma face exterior e uma face interior. Músculos, cérebro e mente trabalham juntos no relaxamento.
O labirinto pode ser um meio facilitador do relaxamento que permita a introspecção própria do estado meditativo, na medida em que condiciona movimentos sucessivos em uma caminhada simbólica.
Mesmo a pessoa que ache difícil meditar pode vir a beneficiar-se do relaxamento decorrente do exercício próprio de atravessar o percurso labiríntico.
O relaxamento, aliado ao deixar-se perceber dos símbolos e estímulos cognitivos ao redor, pode ser uma porta para a próxima etapa que implica em certo estado meditativo que implica em um vôo livre da memória que parece despertar sensações e marcas esquecidas, as quais adquirem um valor positivo no processo introspectivo. Em geral são "boas memórias" que foram esquecidas. São memórias que permitem à pessoa "se redescobrir" em aspectos de si mesmo que foram deixados para trás, na medida em que a vida tomou determinados rumos. 
Vemos aí dois elementos algo próprios da Meditação Caminhando no Labirinto: o relaxamento que acompanha o movimento; o despertar de memórias positivas de redescoberta.
Essa redescoberta em parte acompanha uma "descoberta" de um labirinto interior que, ao mesmo tempo em que tem características labirínticas, ou seja, pode implicar em certo temor, tem também características de "um novo caminho".
Há outras etapas a serem também comentadas oportunamente.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário