sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Labirinto e a Arte Gótica - Parte 2

O estudioso francês conhecido pelo pseudônimo de Fulcanelli e tido como alquimista, comentou que o Periodo Gótico teria sido um período rico em conhecimentos e habilidades técnicas que permitiram a elaboração e construção das catedrais e seus detalhes, como os vidros componentes dos vitrais e suas cores peculiares.
Mesmo que não queiramos acreditar nas elocubrações alquímicas citadas por Fulcanelli a respeito das construções góticas, há um aspecto que ele observa e que pode ser também constatado por nós. Ele se refere ao aspecto das estátuas góticas, principalmente "a face". Ele repara e assinala o sorriso presente em tais esculturas. Nota que, se a Idade Média tivesse sido terrível como foi pintada depois pelos iluministas, não seria essa a imagem transmitida por essas obras. Os leves traços dessas estátuas, acompanhando esse sorriso, talvez falem de uma época em que as pessoas estariam, na verdade, mais felizes do que supomos. Esse aspecto pode ser mais um fator revelador de uma situação de certo equilíbrio entre o lado luminoso e o lado sombrio do ser humano nos povoados próximos às catedrais. 
Assim, os labirintos presentes nas catedrais, podem ser vistos também como obras inseridas nesse contexto de "humor" ou de "emocionalidade" presente nessas comunidades. Supõe-se que os labirintos fossem meios de penitência e expiação de pecados, com pessoas fazendo seu trajeto ajoelhadas. Mas, talvez essa penitência devesse ser inserida em um contexto maior de "salvação", "ressurreição", "recomeçar", "renascer", "religar", já que esses templos, e também o labirinto eram dominados pela noção de Maria como Mediadora entre os homens e Deus. Assim, imagens associadas à Rosa, por exemplo, presentes nos labirintos e em outros lugares da catedral, referem-se a Maria Mediadora e Consoladora. 
Desse modo, o aspecto penitencial insere-se em um campo claro-escuro, na penúmbra da catedral, na luz dos vitrais; em um campo resolutivo de conflitos (sem necessariamente eliminá-los por completo) no nível espiritual.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário