sábado, 10 de setembro de 2011

Etapas da Meditação Caminhando no Labirinto - Parte 2

Quando dividimos alguma atividade em etapas, pensamos em querer entender essa atividade passo a passo, em qual medida se passa de uma etapa a outra. Ocorre que a Meditação Caminhando no Labirinto nem sempre precisa ser formada por uma sucessão rígida de etapas. Sempre existe a possibilidade da Caminhada adquirir características próprias e inesperadas inerentes a cada pessoa. 
No entanto, o ser humano tem a peculiaridade de subdividir os processos, eventos e coisas em frações de tempo e de espaço, para tornar "inteligivelmente racional" as percepções e vivências desses processos.
Assim, é comum as pessoas que nunca andaram no Labirinto perguntarem sobre "o que acontece lá" e, muitas vezes, mesmo após a explicação, ficam interrogações no ar. Desse modo, a subdivisão em etapas visa a uma descrição "racional" de alguma coisa que nem sempre é apenas racional.
Já falamos da etapa inicial da Caminhada que corresponde mais a uma forma de relaxamento, portanto sentido, de certa forma, mais no corpo do que na mente. Considerando-se assim, podemos dizer que uma segunda etapa, corresponde a uma espécie de "transição entre o corpo e a mente". Sabemos que estamos falando aqui de uma particularidade referente a esse tipo de meditação que talvez cause certa surpresa. Não dizemos aqui que necessariamente essa etapa seja uma exclusividade da Meditação Caminhando no Labirinto. Mas, trata-se de uma "instância" não habitualmente assinalada nos discursos sobre meditação e outras atividades similares.
Temos então uma etapa bastante peculiar, pois trata-se de um "território intermediário", portanto não tão fácil de dispor, já que habitualmente dividimos corpo de mente. No entanto, o próprio Labirinto é uma estrutura simbólica com características de um processo intermediário.
Assim na "transição corpo-mente", ao mesmo tempo em que os passos são conduzidos pelo desenho do Labirinto, a mente inicia um "deixar-se levar" pelo desenho e pelos passos. Mas ainda não se trata da fase em que ocorre uma imersão interior em que ouve-se muito mais sua própria mente do que qualquer outra coisa, ao mesmo tempo em que persiste a música sendo ouvida. 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário