sábado, 3 de setembro de 2011

Geometria Sagrada do Labirinto de Chartres

O diagrama acima corresponde a um estudo do arquiteto John James sobre correlações entre as medidas de componentes da Catedral de Chartres. No círculo inferior está assinalado o diâmetro do labirinto. Podemos observar que a medida desse diâmetro equivale ao lado de um triângulo equilátero demarcado acima.
Esse triângulo está inserido em um círculo. Por sua vez, o diâmetro deste círculo corresponde à metade da diagonal do cruzamento do transepto, ou seja, a diagonal de um quadrilátero localizado no centro da imagem em cruz formada pelo espaço correspondente à nave central, na vertical, e as extensões laterais para norte e sul correspondendo à dimensçao horizontal dessa imagem em cruz.
Alguns autores questionam a exatidão dessas medidas de John James. Mas, no contexto medieval, importam mais as proporções do que medidas exatas.
O simbolismo do círculo e do triângulo sinalizam então o Todo e a Trindade. Portanto remetem à dimensão espiritual da construção.
Pode-se perguntar se a medida da diagonal do transepto teria sido feita primeiro, ou se a medida do labirinto. De qualquer forma, denota correlação entre o labirinto e as estruturas da catedral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário